
O CNAPN está presente em seis regiões da Guiné-Bissau e trabalha desde 1996, ao lado de atores governamentais e da sociedade civil para garantir a proteção de mulheres e crianças face aos desafios que a Guiné-Bissau ainda apresenta ao nível da garantia dos direitos de mulheres e crianças.
O CNAPN integra organizações da sociedade civil e instituições públicas com atividades relacionadas com as temáticas da proteção e da promoção dos direitos da criança e da mulher.

@UNICEF Guiné-Bissau
Diálogo comunitário
Num país onde a mutilação genital feminina, o casamento infantil e a violência doméstica fazem parte do quotidiano de muitas mulheres e crianças, o CNAPN desenvolve ações tanto ao nível da mobilização de decisores políticos e da sociedade civil para a promoção de políticas e medidas legislativas, como no desenvolvimento de ações que promovam a consciencialização, o diálogo comunitário e mudança de comportamento junto das comunidades para garantir a proteção de mulheres e crianças da Guiné-Bissau.

@UNICEF Guiné-Bissau
Abordagem
participativa
Reconhecendo que as práticas nefastas estão enraizadas em crenças sociais, religiosas e económicas, o CNAPN adota uma abordagem participativa na escuta ativa de diferentes atores das comunidades, promovendo o diálogo, disseminando informação e disponibilizando ferramentas para que estes sejam atores ativos do processo de mudança.

VALORES
Respeito
Acreditamos que o respeito pelos direitos humanos com foco na realização dos direitos das mulheres e crianças, é o caminho para uma sociedade mais justa e digna.
Liberdade
Acreditamos que todo o ser humano tem direito à liberdade de escolha e de livre arbítrio.
Proteção
Acreditamos que todas as mulheres, crianças e jovens protegidas das práticas nefastas, têm mais capacidade de desenvolver e atingir o seu próprio potencial.
Igualdade
Acreditamos na importância de criar condições equitativas no acesso aos direitos e oportunidades para atingir a igualdade de género.
Responsabilidade e compromisso
Acreditamos na responsabilidade e no compromisso como forma de atuação para a implementação de ações que visam a criação de um ambiente favorável para a eliminação de práticas nefastas.
A NOSSA MISSÃO
Contribuir para a planificação da intervenção do Estado da Guiné-Bissau e para a coordenação, acompanhamento e avaliação das ações das instituições públicas, organizações da sociedade civil nacionais e internacionais que trabalham na promoção dos direitos e proteção das mulheres e crianças contra as práticas nefastas, com ênfase na eliminação da mutilação genital feminina

A NOSSA VISÃO
Guiné-Bissau livre de MGF e de todas as outras práticas nefastas que atentam contra a integridade física, psicológica e emocional, onde cada mulher e menina tem voz, oportunidades e livre arbítrio.
PARCEIROS DE INTERVENÇÃO
Parceiros Governamentais e Financiadores
As atividades do Comité estão incluídas dentro de projeto de Saúde Materno Infantil, um programa do Ministério da Saúde e Banco Mundial, cuja linha orçamental é Saúde Comunitária e Mobilização Social.
O Programa conjunto UNFPA-UNICEF apoia técnica e financeiramente as actividades do CNAPN para a eliminação da MGF.
PROGRAMA CONJUNTO UNFPA-UNICEF
ONG FILIADAS
AFAG
AGAS
AJUFES
AMAR
AMIC
CONSELHO NACIONAL ISLÂMICO
CONSELHO SUPERIOR ISLÂMICO
FORQUAM
KAFO
LIGA DOS SÁBIOS
LGDH
MUSCAFO
NUNATES
OKANTO
OPDMC
POTAL
PPM
PROTEGE
RENLUV
RÁ
SINIMIRA NASSIQUÉ
TOSTAM
A NOSSA EQUIPA


Marliatu Djalo Condé
Presidente do CNAPN


Anibal Umaro
Coordenador de Actividade de Região de Bafata


Aissato Baldé
Assistente de Comunicação
e de Informação


Saliu Baldé
Animador Comunitário
do CNAPN


Queta Sabali
Motorista do CNAPN


Bubacar Baldé
Coordenador do Programa do CNAPN


Nelson Augusto Indi
Coordenador de Actividade de Região de Gabu


Adama Djaló
Assistente Administrativa
Financeira


Mariama Djaló
Animadora Comunitária
do CNAPN


Adolfo Domingos
Estagiário do CNAPN


Julieta Okika Pina
Coordenadora Nacional
do Projecto


Alanso Conaté
Coordenador de Actividade de Região de Quinara


Ibraima Djaló
Assistente da Presidente
do CNAPN


Abdul Carimo Baldé
Animador Comunitário
do CNAPN